quinta-feira, 2 de setembro de 2010

60 itens sobre os anos 60: Vol. 1 - Jeannie é um Gênio

Para comemorar o fim do mês de agosto, o farol realinha as lentes e dá continuidade ao projeto 60 itens sobre os anos 60.
Quem não se lembra da louraça satanás que fazia a alegria dos espectadores punheteiros do programa do Luciano Huck na Band?
Pois é, o lance com o nome dela, a Feiticeira, foi digamos uma sacada "genial"? com duas séries mega-super-hiper clássicas dos anos 60. 
- Hã?
- Como assim?
Conforme dito no post sobre a proposta do projeto, o primeiro item dos anos 60 é a querida série Jeannie é um Gênio, que no original se chama "I Dream of Jeannie" algo como "eu sonho com Jeannie". 
Prefiro a tradução esperta que o título da série recebeu por aqui. Topei com o seriado no canal Nickelodeon no final da noite, quando chegava do trabalho e queria ver algo mais light na TV enquanto podia aproveitar um pacote "promocional" da extinta e sebosa BIG TV. Hoje em dia esse é o pacote básico da VIA Embratel. =O
Criado por Sidney Sheldon, - ele mesmo, o escritor best seller com mais de 300 milhões de exemplares vendidos - o seriado foi ao ar pela primeira vez em 18 de setembro de 1965 e teve  um total de 139 episódios em cinco temporadas
Com o sucesso da série "A Feiticeira", (entenderam a sacada do nome da louraça belzebu do programa do Huck na band? Ela se vestia como a Jeannie ai em cima, mas tinha o nome da série também "mágica" da foto abaixo) a proposta do escritor era criar algo no mesmo gênero, - convidando inclusive o mesmo pessoal da produção de "A Feiticeira" - mas essa nova proposta tinha o intuito de fazer algo mais apimentado, "menos" tipo a foto abaixo, e "mais" tipo a foto acima. \o/ 
Entenderam...
- Mas como fazer isso nos anos 60?
Com muito jeito Sheldon ia driblando a censura americana, tão pudica quanto burra, e ia dosando com cuidado a sensualidade da atriz Bárbara Eden num roteiro que permitia certas situações inusitadas para a época, como a roupa digamos... sensual que a protagonista usava. O fato de uma mulher morar com um homem sem ser casada com ele (sei que parece ridículo, mas o contexto era bem outro, e no EUA nem se fala), sem contar o grande apelo -secreto e escancarado ao mesmo tempo- da série, que tinha como protagonista uma mulher que poderia realizar todos os "desejos" de um homem. Além da protagonista, faziam parte do elenco o capitão, e em seguida major da NASA, Anthony Nelson (Larry Hagman, que fez mais de 11 temporadas da série Dallas), o Major e amigo de Nelson, Roger Healey (Bill Daily) e o ótimo Dr. Alfred Bellows (Hayden Rorke), que me trouxe boas risadas com suas tentativas frustradas em tentar "desmascarar" as supostas "doidices-que-não-fazem-sentido-algum" que sempre aconteciam com Major Nelson. 
O visual da série é bem colorful (curiosidade: a primeira temporada foi exibida em preto e branco e colorizada depois) "isto é so sixties" e os efeitos visuais bem simples, mas eficazes para quem não tinha computação gráfica. Não havia muitas externas, afinal era TV. E o fascínio americano pelo espaço está registrado de forma gritante na profissão do major Nelson. 
Nos bastidores Larry Hagman não era tão paciente e agradável como aparecia na série. Andava enchendo a cara e enciumado com o sucesso de Bárbara. Chegou certo dia bem mamado no set e deu uma mijada cretina no cenário. 
Com o casamento dos dois protagonistas na quinta temporada a série perdeu fôlego e acabou. 
"A feiticeira" não sei como, -ainda não assisti para dar minha opinião- durou bem mais, pois havia começado um ano antes e terminou dois anos depois de Jeannie. 
Já houve várias tentativas de adaptar a série para o cinema, mas a dificuldade em atualizar o roteiro acabou por engavetar os projetos. Melhor assim, a adaptação para cinema de A Feiticeira é um cocô, me desculpe ai Nicole, mas é sim!


*As imagens foram obtidas no google images. Divulgação.

Abaixo vídeo da versão francesa "Jinny" com a abertura e o encerramento do seriado. Confesso que a animação criada para a abertura não ficou muito parecida com os personagens da série, mas é bem sixties. É o que importa!

2 comentários:

Débora Aquino disse...

Esse post delicioso é um ótimo convite a conhecer os anos 60. Concordo com você a respeito do filme "A feiticeira" com Nicole Kidman, achei ele bem fraquinho, apesar de adorar a Nicole no cinema.

Matheus Ariete disse...

Jeannie é um clássico como poucos hoje conseguem ser, só a década de 60 é capaz de demonstrar isso.