terça-feira, 12 de junho de 2007

La Question

Françoise Hardy é algo quase indescritível. Bastam alguns acordes de sua música para ficar completamente envolvido. Sua voz cálida, sussurrada e cheia de languidez são irresistíveis.

Sua música é sonhadora, nefelibata e suave, além de possuir um detalhe marcante: as letras estão na língua de Balzac, um fato que torna o conjunto ainda mais atraente.

La Question é sem dúvida um de seus melhores trabalhos, além de ser um dos preferidos da cantora. Há um tempo atrás, após ouvir a música título desse disco senti que havia descoberto um belo tesouro, e só agora pude ouvir essa bela canção em seu contexto original.

O álbum lançado em 1971, foi co-produzido pela brasileira Tuca, que teve destaque por aqui na época dos festivais. Tuca também trabalhou com a ex-mutante Rita Lee.

Um trabalho de estrutura regular e com composições oníricas ao som de violões e orquestração suave e etérea, que vão construindo de forma bastante eficaz um confortável colchão sonoro para acalentar a bela voz de Hardy.

Não há como resistir ao chamado de Vien música que abre o disco com belíssima introdução de cordas. Logo em seguida, surge uma canção, na verdade uma questão para se decifrar: La Question. Canção que Françoise pediu a Tuca para lhe acompanhar apenas no violão, o que de certa forma moldou a música com certos ares de bossa.

Por aqui a canção foi sucesso instantâneo, entrando inclusive na trilha internacional da novela Selva de Pedra.

Abaixo há uma tentativa, assim meio pálida, de mostrar a beleza dos versos de La Question. (obrigado prof. Jamacy.).
@

A Pergunta

Eu não sei quem tu és
Eu não sei o que tu esperas
Eu procuro sempre te conhecer 
E teu silêncio perturba meu silêncio

Eu não sei de onde vem a mentira
Será de tua voz que se cala?
Os mundos nos quais eu mergulho 
contra minha vontade
São como um túnel que me apavora

E na distância que há entre nós
Nos perdermos quase sempre
E tentar te compreender
É correr atrás do vento

Eu não sei por que permaneço
Nesse mar que me afoga
E nessa atmosfera que me sufoca

Tu és o sangue de minha ferida
Tu és o fogo que arde em mim
Tu és minha pergunta sem resposta
Meu grito mudo
E meu silêncio

Revisão em 15/10/2014.

3 comentários:

Unknown disse...

Fiquei muito curioso!!!
Abraço, cara.

dasilvaorg disse...

Cara,
seguinte!é...
começei a escutar hoje. Geralmente tudo que eu fazia era ouvindo música. Mas agora tenho algumas dificuldades. Quando fico sozinho com meu filho, por exemplo, fico meio contrangido de ficar com os fones num mundo isolado do dele. (Contexto, só p vc entender pq às vezes demoro tanto para ouvir algo).
Mas, enfim, voltando ao que interessa.
Não fiquei tão impressionado com Vien,nem com La Question (a faixa). Cara!!!!! mas as faixas 3 e 5 me pegaram pelo ouvido. Estava ouvindo e derrepente tive que voltar para ouvir denovo Chanson D'o (vocalização cool em instrumentação qualquer coisa de muito boa!!). A mesma coisa aconteceu com Mer, também me pegou pelo ouvido. Foi onde consegui chegar até agora. Espero em breve poder voltar a escutar tudo. Aguarde futuros comentários!!!! Abração (Eita Comentário Grande, heim?!!)

Matheus Ariete disse...

Primo visita este link.. tem um vídeo raro dos doors... abs :
http://br.youtube.com/watch?v=bM4XcTZ1rmU&mode=related&search=