quinta-feira, 29 de maio de 2008

Bondelanche

Em uma de suas aulas de Língua Inglesa IV, o grande professor Michael trouxe-nos um nova palavra, interessantíssima, que não era originária do inglês, mas do Persa.

Descobri que "Serendipity" é uma palavra derivada de um antiquíssimo conto Persa e o "primeiro" uso escrito dessa palavra foi feito por Horace Walpole em 28 de Janeiro de 1754 numa carta ao amigo Horace Mann (depois falo sobre esse conto).

Serendipity também é o nome de um filme lançado em 2001, dirigido por Peter Chelsom, com John Cusack e Kate Beckinsale no elenco. Não vi, mas fica a dica.

A tal palava significa, de certa forma, um momento na vida. Aquele momento no qual uma pessoa encontra algo inesperado ou acontece alguma coisa inesperada, que, apesar de rolar assim, de repente, o tal momento se torna algo agradável.

Michael nos deu um exemplo bem "serendipytizeiro"... Ele adora bondes, bondes de todos os tipos. Num belo dia na praia do Seixas, sim, isso mesmo (se não me engano, segundo a foto "prova do serendipity", o alvo estava naquela área que tem uma espécie de estacionamento, vizinho a um grande bar) encontrava-se
estacionado um tal de "Bondelanche", o nome já diz tudo não? É isso que estais a pensar leitor, um bonde tipo Kombi que serve salgados, hambúrguer e outros gordurames afins.

Poderia ser um OVNI, um ET ou equivalente, que não causaria tanta surpresa ao nosso grande professor, devido ao fascínio que os habitantes de sua terra natal (EUA) nutrem pelos chamados "pratos que voam" por lá. (É só lembrar de filmes de Spielber e tantos outros relatos sobre E.Ts, Area 66, X-files etc.)

O Bondelanche era sim, um bonde original (que foi adaptado... É claro). E um dos favoritos de Mr. Michael, daqueles que circulavam na sua saudosa Kansas City, Kansas. Durante o Serendipity "carregado", tirou fotos, mas se bem me lembro, infelizmente não descobriu como aquele Bonde veio parar aqui. Depois ficou sabendo que o tal bonde, um bonde chamado bondelanche, foi parar no Valentina Figueiredo (aquele bairro logo depois de Mangabeira) e nunca mais foi visto.

Estive pensando... Será que o bondelanche se transformou naquele bonde bem novinho, exposto lá na Usina Cultural, na Epitácio Pessoa? Mistério dos Serendipitys.

Ops, ia narrar um que aconteceu comigo, e acabei viajando no Bondelanche. Fica para um próximo post.

Serendipity para todos.

(Revisão em: 08/06/2010)

Um comentário:

dasilvaorg disse...

Ei Jeff. Também me lembro desta palavra em algo que vc me deu para ler antes.
Ou é viagem da minha cabeça?