sábado, 31 de março de 2007

London, London

Londres é dessas cidades mágicas e inspiradoras onde tudo parece possível. Apesar do clima frio de céu cinzento, tristonho e de ter alguns dos habitantes mais tristes desse mundo (do you remember Tiago?) é tema de algumas de minhas obras favoritas. Uma delas descoberta a pouco tempo, ocupa o campo musical na minha tríade sagrada.
Penúltimo disco do Wings[1], "London Town" foi lançado originalmente em março de 1978. Naquele momento a banda voltava a ser novamente um trio. Depois de varias formações e da recente saída dos integrantes Jimmy McCulloch e Joe English no meio das gravações do álbum, a banda mais uma vez era composta apenas por Paul e Linda McCartney + Denny Laine[2].

A música título do álbum é uma bela homenagem a Londres:

Walking down the sidewalk
on a purple afternoon
I was accosted by a barker
playing a simple tune
Upon his flute...

Não sei dizer o que acontece, mas toda vez que está tocando no som, repito umas 10 vezes! De melodia fácil, cola rápido no ouvido. É impressionante. Sem dúvida é a música que mais escutei do velho Macca, que já está com 64 anos. Quem diria hein? Como é mesmo a letra de "When I'm Sixty Four" do Sgt. Pepper?
Children Children, assim como London Town é composição de Denny Laine em parceria com Macca. É uma baladinha country bem suave com letra lúdica. Mas a melhor é Deliver Your Children, aqueles violões no início anunciam uma estória interessante sobre um cara humilde e justo, mas oprimido pelo sistema. A mensagem no refrão é bem interessante e devia acontecer de fato num país como a Inglaterra:

Deliver your children
to the good good life

Give'em peace and shelter
and a fork and knife

Shine a light in the morning
and a light at night

And if a thing goes wrong
you'd better make it right


Por lá as crianças costumam ter péssimos hábitos e foram classificadas como as mais problemáticas e depressivas da Europa em pesquisa recente. O refrão hypnótico dá vontade de cantar junto sempre, é a canção mais forte do álbum.
Nos estúdios da EMI em Londres, Paul tem um insight e decide ir para um lugar ensolarado como havia feito durante as gravações de "Band on the Run"[3].
Depois de locar três iates para velejar pelas Ilhas Virgens Britânicas, monta um estúdio em um deles o "Fair Carol". A idéia deu certo, as canções que lá foram gravadas estão entre as melhores do albúm. Abaixo algumas delas:
  • Cafe on the Left Bank - letra inspirada na primeira viagem dos Beatles pela França em 1964. Rock de primeira com ritmo gostoso e guitarras numa levada pop. Ótima percussão de Denny Laine.
  • I'm Carrying - Baladinha dedilhada no violão sobre base de teclado e de violino ocasional tocado por Paul
  • With a Little Luck - Hit do albúm, a música estourou na França. No disco aparece uma versão diferente da que foi registrada no single (DJ edit). É um pouco mais longa na parte instrumental final.
  • Famous Groups - Das canções gravadas no "Fair Carol" essa é minha favorita. Marcada de forma espetacular no baixo de Paul, tem muita percussão, guitarra, violão e backing vocals que vão pedindo gradativamente para aumentar o som, para botar a casa abaixo no final com aqueles pássaros fazendo algazarra! É uma espécie de ode as Groups, vide o filme "Quase Famosos" para entender o real sentido de uma verdadeira group.
  • Don't Let Bring you Down - Aqui Paul e Denny usam um instrumento de sopro parente da flauta chamado "Flageolet", o resultado é muito bom. Os backing vocals aqui roubam a cena!
  • Moorse Moose and the Grey Goose - Encerra o disco com vocal rasgado e muitos efeitos inusitados, bateria com sonoridade bem "disco" e barulhinhos vindos direto de um submarino no fundo do mar! Can you Receive me Macca?
[1] Banda que Paul MacCartney formou depois de seus dois primeiros discos solo ("McCartney", abril de 1970 e "Ram", maio 1971) logo após anunciar o fim dos Beatles.
[2] Ex líder da banda inglesa The Moody Blues.
[3] Outro albúm do Wings, esse lançado em novembro 1973.

2 comentários:

tiagomassoni disse...

Massa! acabo de descobrir em uma das pilhas da dona do apartamento que ela tem esse vinil aqui! quanto serah que vale :-)

temos que descolar uma vitrolinha... ;-)

Abracos

Jefferson Cardoso disse...

Coisa Rara esse vinil Tiago, Em CD só importando...
Vamos descolar essa "radiola" sim!
@br@ço!