quarta-feira, 7 de julho de 2010

60 itens sobre os anos 60

Quando escuto as pessoas conversarem sobre vidas passadas, eu logo imagino que se isso de fato existe, pelo menos uma dessas vidas eu vivi intensamente nos anos 60. Sempre me identifiquei com as ideias, ideais e principalmente com a efervescência cultural.

É uma afinidade muito natural, sempre acontece de forma espontânea. Às vezes me pego vendo um filme ou ouvindo uma canção que nem foi produzida naquela época, mas guarda alguma referência ou tem aquele clima tão peculiar, como é o caso do "The Last Shadow Puppets", projeto alternativo de Alex Turner, vocalista do Arctic Monkeys, que me pegou logo na primeira audição, quer dizer, logo que vi o maravilhoso clipe de "Standing Next to Me", totalmente inspirado nos programas de TV dos anos 60, que exibiam as bandas da época no que seriam os videoclipes de hoje. Impossível não lembrar dos Beatles em "A Hard Day's Night", com aqueles terninhos e calças de cano curto além daquelas botas com bico fino. Adicione aquelas garotas vestindo tubinhos e fazendo aquela dança mexendo com os braços, as câmeras gigantes, jogo de luzes como um eficiente recurso, tudo tão... tão 60's . Pois é,

Todo moderno:
Tem pelo menos um clássico por trás:
Mas além dessa citação "so Beatles", há uma regravação (lado B do single "My Mistakes Were Made for You") de uma dupla de muito sucesso naquela dédaca, Nancy Sinatra e Lee Hazzlewood, "Paris Summer". Quando ouvi, achei que era algo original, mas inspirado na dupla, como estava ouvindo bastante a Nancy na época em que descobri a banda (será coincidência?) acabei por descobrir que a dupla havia gravado aquela canção e o The Last... havia feito um competente cover. Só citando duas das inúmeras referências.
Sem dúvida os anos 60 abriram definitivamente um admiravel mundo novo de sons, cores, imagens e ideias que ainda reverberam na mais diversas formas possíveis. Com esse post, dou início a uma nova proposta para o Farol e espero compartilhar nesses 60 "itens" que virão, um pouco da minha paixão por essa tão amada e recorrente década. Aproveitando que há alguns dias atrás terminei de ver todas as temporadas da série "I dream of Jeannie" que ficou conhecida por aqui como "Jeannie é um gênio", iniciarei os posts dessa nova proposta com a Jeannie, o Major Nelson e toda a turminha.

A trilha sonora para composição desse post:
  • Nancy & Lee (1968)
  • Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967)
  • Dusty in Memphis [Especial Edition] (1969)

Um comentário:

::: Luís Venceslau disse...

Eu quase chego a acreditar nesse lance de vidas passadas qdo vejo pessoas fissuradas em épocas tão específicas, como Japão Feudal, Segunda Guerra, Anos 40, etc. No meu caso, tb me identifico demais com a década de 60, a música, a moda, os filmes, os livros, td q diz respeito àquela década (por isso não tive como deixar de comentar aqui). Sem contar q o Last Shadow Puppets é uma das melhores coisas q apareceram nos últimos tempos, e olhe q é cada vez mais dificil eu me envolver com "novidades". A versão q eles fizeram pra I want You, she's so heavy (dos beatos) tb é matadora.