terça-feira, 22 de junho de 2010

Trabalhando a "Resenha Crítica" - Umberto D.

Foi durante o estágio que tive vontade de voltar aqui para o Farol. Depois de ler algumas das resenhas críticas que haviam sido tema de algumas de minhas aulas, no módulo de produção textual, fiquei animado para retornar publicando pelo menos uma daquelas que se destacaram. Finalmente estou cumprindo a promessa. "Pelas Caridade"\o/

IEP
Aluna: Auricléia N. da Siva

Nº: 05
Turma: 3º TC
Disciplina: Língua Portuguesa

Resenha crítica do filme Umberto D.

Umberto D é um filme que se passa na Itália dos anos 50. Conta a estória de um senhor aposentado que tem como melhor amigo seu cachorro Flike. O filme gira em torno da solidão, anseios e frustrações pelos quais passam os idosos ao se aposentarem. Umberto mora numa pensão com o seu cachorro, mas ultimamente andou atrasando o aluguel e a dona do lugar está tentando despachá-lo. Maria, a empregada da pensão, vive ajudando o seu Umberto. Ela está grávida, mas não sabe quem é o pai da criança. A moça considera-o como um pai, cultivando um grande carinho por ele.

Esse drama que retrata muito bem as limitações e o desamparo que atinge muitos idosos, nos traz uma visão muito realista da solidão e do abandono causados pela família e pela sociedade. Apesar de todas as dificuldades, Umberto não vai desistir tão facilmente e vai usar todos os recursos disponíveis para sobreviver. Mesmo com baixo custo de produção e usando alguns atores que não eram profissionais, este ótimo filme consegue segurar seus telespectadores, fazendo-os acompanhar atentamente todas as aventuras de Umberto e seu cachorro.

Parabéns Auricléia, obrigado pela ajuda e atenção durante as aulas e pela ótima recepção.
@br@ço!

2 comentários:

tiagomassoni disse...

hey man, great! tenho que assistir...

Auricleia disse...

Obrigada ao senhor professor, dentre tantas escolheu a minha resenha para postar no blog. Fico muito lisonjeada. Um abraço e vê se aparece.