quinta-feira, 24 de junho de 2010

Confabulando o fabular, Vol.4

Dobradinha no vol. 4 do confabulando o fabular.
Atendendo a pedidos, eis uma fábula de La Fontaine (falo sobre ele no próximo confabulando o fabular), inspirada em uma fábula atribuída a Esopo.

A Cobra e a Lima

Conta-se que uma cobra vivia próxima de uma joalheria.
Certa vez, morta de fome, entrou ali, procurando restos de comida, nada achando, põe-se a roer desesperadamente uma lima.
A lima então lhe diz: -que pretendes, infeliz?
Não vez que sou feita de aço?
E que assim, sem mesmo me prejudicar, você estará prejudicando a si mesma?
Percebe que logo não terá dentes para usar, e eu continuarei assim a mesma?...

Essa fábula foi nitidamente inspirada pela narrativa a seguir, atribuída a Esopo que mostra a disputa entre uma lima e uma burrin... ops! doninha:

A Lima e a Doninha*

Uma doninha entrara no ateliê de um ferreiro
e se pôs a lamber uma lima que estava no chão.
Sua língua começou a sangrar abundantemente.
Ela não se deu por vencida, achando que era o ferro que estava sendo comido.
Quando se deu conta, estava sem a língua.
Quem gosta de um contenda trabalha pela própria desgraça.


Faroleando o fabular:
Observem a doninha acima, essa foto foi tirada alguns momentos antes do encontro fatídico.
"-Essa é da bôua!!!"

Foi o que alguns ouviram a danadinha dizer...

Referências:
*Tradução de Antônio Carlos Viana
http://lorenamossa.blogspot.com/2009/08/fabula-de-la-fontaine-cobra-e-lima.html
http://sitededicas.uol.com.br/gifs/novos_gifs/serpente_e_a_lima.gif

2 comentários:

Matheus Ariete disse...

Excelente primo! Você é hilário kkkkkkkkkkkkk... aguardo ansioso tuas resenhas comparativas entre La Fontaine e Esopo. Valeu mesmo!

http://andrey.escariao.com disse...

"Quem gosta de um contenda trabalha pela própria desgraça."

Gostei disso, apesar de existir outras vertentes, mas gostaria de comentar sobre. Mesmo que, acabo desviando o assunto? Espero que nem tanto. rsrs

"Si vis pacem para bellum" Do antigo livro "Epitoma rei Militaris" que nunca li. rsrs

Significa dizer: Se queres paz, te prepara para a guerra.

A primeira vez que vi essa frase foi na música "Hora do Mergulho" do senhor Humberto, Engenheiros do Hawaii. Eu era bem mais novo e me questionei muito sobre essa frase. Até que chega minha ex-professora de Yoga e diz que se vc é contra a guerra, então vc já não é mais a paz.

Achei a mais sensata e junto todas para poder construir minha opnião, logicamente. É bom lembrar de uma das que eu mais gosto:

"Outro dia um cabeludo falou: não importa os motivos da guerra, a paz é muito mais importante do que ela." - Roberto Carlos.

Essa música, "Todos Estão Surdos", também foi regravada por Chico Science.

Acho que, como o equilibrio de yin yang, devemos manter o nosso lado do bem sempre em maior tamanho que o lado ruim. Já que não somos perfeitos.

Depois escute/leia/reflita sobre as músicas que falei, tenho certeza que é de teu gosto. Já que tens um bom gosto & refinado! :)